terça-feira, 6 de junho de 2017

Aterramento SPDA 11 4186-6166 11 96161-6055 TSA Eletrica

Aterramento SPDA 11 4186-6166 11 96161-6055 TSA Eletrica



Um projeto de para-raios conforme a norma técnica NBR 5419 garante a diminuição dos efeitos nocivos dos raios, e protege melhor as pessoas e as edificações.
Em Regiões com muitas chuvas, principalmente com altos índices de raios, edificações de condomínio ou comercial ou industrial ou com grande fluxo de pessoas, é certeza da necessidade de para-raios. Somente um engenheiro ou um técnico eletricista, atualizado na área, poderá promover com segurança o melhor tipo de projeto de para-raios a ser utilizado.
ATENÇÃO: Conforme NBR 5419 os sistemas de para-raios não são específicos para proteção de equipamentos eletroeletrônicos (computadores, central de pabx, CFTV, alarmes, portão automatico, painel de comando, PLC, Data Center, elevadores, geradores etc), devemos para isto seguir normas técnicas próprias, por exemplo: a NBR 5410, que trata de instalações elétricas de baixa e média tensão, dentre outras:
Toda estrutura a ser protegida por sistema de para-raios, que tenha mais de 10mts de altura em relação ao solo deve receber um cabo em torno de todo perímetro, como complemento do sistema de para-raios, sendo uma exigência da NBR 5419:05, norma técnica de para-raios.
Em muitas instalações de para-raios é aconselhável a utilização das fitas de alumínios ou dos aços das estruturas metálicas ou do concreto armado devido aos casos frequentes furtos de cabos de para-raios. Outra dica; no mínimo devem ser feitas duas descidas de para-raios, por edificação, mesmo que seja uma pequena construção. Quando as edificações com para-raios forem muito amplas (shopping centers, galpões de logísticas, grandes industrias), com mais de 40 (quarenta) metros de largura dever-se-á instalar diversas descidas de para-raios dentro do volume a proteger.
Mais importante que um bom aterramento de para-raios, com medição ôhmica bem baixa (NBR 7117:81 – Medição da resistividade do solo pelo método dos quatro pontos – Wenner), é a equalização dos aterramentos, como terra único (Teoria do Barco) e a instalação do BEP (Barra de Equalização de Potenciais) conforme determina a norma técnica de instalações de baixa e medias tensões para-raios NBR 5410. É proibido por norma técnica a utilização de alumínio dentro do solo no aterramentos de para-raios ou aterramento elétrico ou simples interligações.
Instalação dos subsistemas de captação, descidas e aterramento
Especificação e instalação de SPDA interno (protetores contra surtos e transientes)
Avaliação de projetos de SPDA
Continuidade elétrica em malha de aterramento
Estudo de resistividade do solo
Certificação e acompanhamento de instalação de SPDA
Continuidade elétrica em armaduras de aço
Inspeção de SPDA
Projeto de SPDA
Emissão de laudos
Resistência elétrica em malha de aterramento
Montagem feita por um profissional qualificado da TSE Energia & Automação
Montagem feita em conformidade com a NBR 5419 e NBR 5410
Aumento da confiabilidade do sistema
Proteção de estruturas e pessoas
Melhoria da performance do sistema elétrico
Conheça nossas redes sociais: 






Aterramento SPDA 11 4186-6166 11 96161-6055 TSA Eletrica